Planejamento Tributário: Um Estudo Aplicado a uma Empresa Paranaense

Autores

  • Anderson Giovane Sontag Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Elza Hofer Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Ronaldo Bulhões Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.44

Palavras-chave:

Planejamento, Regimes Tributários, Carga Tributária

Resumo

O planejamento tributário é uma forma lícita de reduzir a carga tributária, exigindo conhecimento técnico e estratégico nas organizações. As empresas tradicionalmente realizam o planejamento para escolha do melhor regime tributário, sendo a opção irretratável para todo ano-calendário. As opções de regime tributário são: Lucro Real, Presumido e Simples Nacional. O objetivo da pesquisa foi realizar um planejamento tributário considerando as alterações do Decreto n. 442 (2015) e verificar qual o impacto imediato na carga tributária. A metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada, qualitativa e de pesquisa ação, buscando a elaboração de diagnósticos, a identificação de problemas e sua solução. A pesquisa foi realizada em uma empresa atacadista em um município no Oeste do Paraná. A coleta dos dados foi com base nas informações repassadas por entrevistas não estruturadas e documentos repassados pelo departamento fiscal da empresa. Os resultados demonstraram que com a publicação do decreto paranaense, este apresentou significativo aumento na carga tributária, embora o regime do simples nacional continue sendo a melhor opção atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Anderson Giovane Sontag, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialização em Direito Empresarial e Contabilidade, Perícia e Auditoria. Graduação em Ciências Contábeis. Contador e sócio quotista do Escritório Contábil Rondon Ltda.

Elza Hofer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2012); Mestre em Controladoria Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado UNIFECAP - (2004); Mestre em Ciências Sociais Aplicadas área de concentração Contabilidade - Faculdades Reunidas de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon - FACIMAR (1986). Professora no Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde ministra a disciplina de Empreendedorismo na Agricultura Familiar e Agronegócio. Tem experiência em gestão pública e privada atuando como Secretária de Fazenda do Município de Marechal Cândido Rondon. Adicionalmente, é colaboradora do Ministério da Educação nas avaliações do INEP.

Ronaldo Bulhões, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007), Mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (1998) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1992). Professor do Curso de Ciências Econômicas da UNIOESTE/Cascavel desde 1993 com destaque para a disciplinas de Elaboração e Análise de Projeto de Viabilidade Econômica, Crescimento e Desenvolvimento Econômico. Em nível de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu ministrado disciplinas de Gestão Estratégica de Negócios, Elaboração e Análise de Projeto de Viabilidade Econômica, Análise Econômica de Investimentos, Avaliação Econômica e Financeira de Projetos e Métodos para Análise de Investimentos. Na Pesquisa e Extensão atuado na área de Economia Regional e Agronegócio com desenvolvimento de Projeto de Viabilidade Econômica e Financeira, Gestão e Inovação, Gestão Tecnológica e Empresarial, Estratégias de Produtividade e Qualidade.

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Sontag, A. G., Hofer, E., & Bulhões, R. (2015). Planejamento Tributário: Um Estudo Aplicado a uma Empresa Paranaense. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 3(2), 211–225. https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.44

Edição

Secção

Relatos técnicos