A Implementação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático como Ferramenta de Gestão para Aprimoramento do Processo Ensino-Aprendizagem em Cursos de Gradução

Autores

  • Flávio Carlos Barro Faculdade IDEAU
  • Gisele Maria Tonin da Costa Faculdade IDEAU
  • Eduardo Schorr Faculdade IDEAU
  • Dânia Barro Faculdade IDEAU

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.49

Palavras-chave:

Estratégia metodológica, Processo Ensino Aprendizagem, Ensino Superior, inovação.

Resumo

Este relato técnico tem como objetivo apresentar uma proposta após a identificação de um ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações no Ensino Superior, com o intuito de fornecer uma ferramenta estratégica metodológica inovadora que aprimore o processo ensino-aprendizagem. Foram proporcionados e realizados estudos, alinhamentos, vivências de situações que demonstraram a compreensão da relação teoria e prática, provocando um diálogo que une o que durante muito tempo foi visto de forma fragmentada. Em seguida, discutiu-se e construiu-se uma ferramenta metodológica para aprimorar o processo ensino-aprendizagem de maneira a formar um egresso capaz de pôr em prática a teoria aprendida durante sua graduação e sentir-se preparado com excelência para o mercado de trabalho: o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático. A intervenção do docente passou a ser um processo de ressignificação pedagógica privilegiada que contribui para a construção de novos conhecimentos, considerando o contexto como real aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Gisele Maria Tonin da Costa, Faculdade IDEAU

Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.Professora/Coord. Pedagógica no Curso de Graduação PEDAGOGIA, PSICOLOGIA /IDEAU e Pós-Graduação em Educação. Orientadora Pedagógica do Ensino Superior do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, Brasil 

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Barro, F. C., Tonin da Costa, G. M., Schorr, E., & Barro, D. (2015). A Implementação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático como Ferramenta de Gestão para Aprimoramento do Processo Ensino-Aprendizagem em Cursos de Gradução. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 3(2), 184–196. https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.49

Edição

Secção

Relatos técnicos