A Percepção das Gerações Sobre a Inovação de Produto: Um Estudo no Norte do Rio Grande do Sul

Autores

  • Ravena Lopes Gobi de Souza Faculdade Meridional - IMED, Faculdade Meridional - IMED, Rio Grande do Sul, (Brasil).
  • Sonia Delazari Faculdade Meridional - IMED, Rio Grande do Sul, (Brasil).
  • Eliana Andréa Severo Faculdade Meridional - IMED, Faculdade Meridional - IMED, Rio Grande do Sul, (Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v5i1.88

Palavras-chave:

Inovação, Geração Baby Boomers, Geração X, Geração Y

Resumo

Em busca de competitividade e performance organizacional as empresa elencam diferentes estratégias e objetivos organizacionais, que visam atender as necessidades dos clientes. A inovação pode ser a chave para o crescimento e organizacional. Contudo, o consumo das inovações é realizado pelas diferentes gerações, as quais possuem modelos mentais relacionados com a época em que cresceram, o conhecimento que adquiriram e as relações que vivenciaram. Perante o exposto, o objetivo desse estudo consiste em analisar a percepção das gerações Baby boomers, X e Y sobre a inovação de produto. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, com 112 respondestes de diversas gerações, residentes no Sul do país. Como resultados destaca-se que a inovação de produto é importante para as três gerações pesquisadas, porém a grande diferença apareceu na percepção de como a tecnologia auxilia no trabalho e no estudo. Coerentemente, 50% da geração Baby boomers ressaltam que a inovação de produto não influencia nas atividades de trabalho e estudo, assim como não ocasiona conflitos interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ravena Lopes Gobi de Souza, Faculdade Meridional - IMED, Faculdade Meridional - IMED, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Mestranda em Administração pela Faculdade Meridional - IMED.

Sonia Delazari, Faculdade Meridional - IMED, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Mestranda em Administração da Faculdade Meridional (IMED).

Eliana Andréa Severo, Faculdade Meridional - IMED, Faculdade Meridional - IMED, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professora do Mestrado Acadêmico em Administração e da Graduação - IMED.

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Souza, R. L. G. de, Delazari, S., & Severo, E. A. (2017). A Percepção das Gerações Sobre a Inovação de Produto: Um Estudo no Norte do Rio Grande do Sul. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 5(1), 26–44. https://doi.org/10.5585/iptec.v5i1.88

Edição

Secção

Relatos técnicos

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.