Avaliação de Grau de Maturidade em Gerenciamento de Projetos em Empresa Fabricante de Cabos Submarinos para Poços de Exploração de Petróleo

Autores

  • Raphael Venda Sgura Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fernando Oliveira de Araujo Universidade Federal Fluminense
  • Raphael de Oliveira Albergarias Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.36

Palavras-chave:

Gerenciamento de Projetos, Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, Modelo Prado-MMGP, Indústria de Petróleo e Gás.

Resumo

A adoção de processos consistentes referentes ao gerenciamento de projetos é tida como fator-chave para as empresas se desenvolverem e para que se mantenham competitivas no mercado. O presente artigo, com o suporte da literatura técnico-científica, em especial com base no Modelo Prado-MMGP (2008), oferece diagnóstico da gestão de projetos em uma empresa fabricante de cabos submarinos para poços de petróleo, analisando a relevância da adoção de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos para melhorar o desempenho dos empreendimentos organizacionais. Como resultado, o estudo identifica o nível de maturidade da referida organização no tocante ao gerenciamento de seus projetos. Adicionalmente, considerando os resultados provenientes da análise, são propostos planos de ação para a referida organização, visando à utilização de boas práticas de gerenciamento de projetos.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Sgura, R. V., Araujo, F. O. de, & Lopes, R. de O. A. (2015). Avaliação de Grau de Maturidade em Gerenciamento de Projetos em Empresa Fabricante de Cabos Submarinos para Poços de Exploração de Petróleo. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 3(1), 51–73. https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.36

Edição

Secção

Relatos técnicos
Crossref
1
Scopus
0
Andrea Fraticelli, Maurizio D’Ambrosio (2017)
Modello Prado 2.0: evoluzione di un consolidato strumento di autovalutazione nel Project Management. PROJECT MANAGER (IL), 38.
10.3280/PM2017-032010