O uso das estratégias de Co-marketing, Coopetição e marketing do destino, por meio da mídia social Instagram no período de pandemia

André Riani Costa Perinotto, Luciano de Lima Sobrinho, Jakson Renner Rodrigues Soares, María Dolores Sánchez Fernandéz

Resumo


Objetivo do estudo: Com o surgimento do vírus Covid-19, medidas de prevenção para controlar seu avanço foram tomadas por todo o mundo, acarretando impactos significativos no setor turístico e obrigando as empresas a replanejarem suas ações. Neste artigo buscou-se identificar de que forma os meios de hospedagem em atuação no destino turístico de Jericoacoara têm realizado marketing digital durante a pandemia, descobrindo se existem estratégias de gestão Co-Marketing e Coopetição.

Metodologia/abordagem: Para tanto, utilizou-se para isso a metodologia de trabalho com imersão na internet com cunho qualitativo.

Originalidade/Relevância: É relevante neste momento de recuperação pensar em estratégias coletivas entre as empresas com possíveis realizações de parcerias para divulgação dos produtos e/ou serviços, como o co-marketing e a coopetição.

Principais resultados: Entende-se como a primeira tomada de decisão importante, a busca por inovação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para realização do marketing digital, para mantimento do relacionamento com os clientes, sabendo que o contato físico se encontra proibido. Encontrou-se que, as estratégias de co-marketing e coopetição são realizadas, porém em escala bem reduzida, diferente do marketing de destino que já é utilizado como ação por parte dos estabelecimentos em Jijoca de Jericoacoara-Ceará.

Contribuições teóricas/metodológicas: Discussão e apresentação de coopetição e co-marketing para estudos no turismo em tempos que o mercado pede por soluções rápidas e eficazes em destinações por vezes afetadas pela baixa demanda turística.


Palavras-chave


Marketing digital; Co-marketing; Coopetição; Marketing de destino

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.19018

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