A influência do valor percebido no constructo "boca a boca" em academias esportivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.17190

Palavras-chave:

Boca a boca, Valor percebido, Academias esportivas

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi coletar dados sobre a relação de valor percebido no construto boca a boca em uma academia esportiva.

Metodologia/Abordagem: Foi realizada uma pesquisa com 123 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual foi testado.

Originalidade/Relevância: Em um ambiente de mercado competitivo, é importante que os clientes estejam satisfeitos com os serviços prestados, pois, além de serem leais a eles, um comportamento boca-a-boca pode ajudar a conquistar novos clientes. Assim, compreender e medir as dimensões do valor percebido é fundamental para desenvolver melhores estratégias de mercado e relacionamento com o cliente.

Resultados: Os resultados mostram que as variáveis do valor percebido (emoção, preço, serviço e imagem) influenciam positivamente a intenção de recomendação, destacando a dimensão imagem/reputação da academia.

Contribuições teóricas/metodológicas: A análise do construto "boca a boca" mostrou-se de grande valor para a academia, pois pode avaliar a percepção de seus clientes e a intenção de recomendação em relação aos serviços prestados, melhorando assim a qualidade de suas estratégias. Ao longo da pesquisa, surgiram situações que levam a estudos futuros e mostram o quanto o valor percebido pelo cliente influencia o constructo "boca a boca".

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Biografias Autor

Stefani Tainá Natus, Universidade Feevale

Graduated in Physical Education

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Possui doutorado em administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, mestrado pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho e Pós-Graduado em Educação pela Faculdade SENAC-RS, graduação em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e graduando em Administração pela UNISINOS. Atualmente é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e educação física. Os temas de interesse de pesquisa são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. Sócio proprietário da Plation – Estratégias Comerciais, realizando consultorias de marketing em micro e pequenas empresas.

Luis Eurico Kerber, Universidade Feevale

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA pelo Centro Universitário Feevale (1997). Pós-graduação Latu-sensu em Ciências da Atividade Física - Aspectos da Medicina do Esporte, pela UNOPAR(2000). Mestrado acadêmico em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale(2016). Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale desenvolvendo estudos sobre Juventudes, educação e trabalho. Atualmente é professor Assistente Nível 1B - Ensino Superior, Coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UNIVERSIDADE FEEVALE, bem como professor Nivel III da PREFEITURA MUNICIPAL DE IVOTI - SEMEC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Atividade física e saúde, treinamento desportivo e Atividades Físicas de Aventura na Natureza. Desempenhou as funções de Coordenador de Subprojeto da Educação Física do PIBID FEEVALE. Supervisiona estágios dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, bem como orienta TCC nestas duas áreas de formação. Coordena os serviços ligados ao complexo aquático e academias da Universidade Feevale.

Manuela Albornoz Gonçalves, Universidade Feevale

Bacharel em Economia, Mestre e Doutora em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integra o corpo docente da Universidade Feevale. Entre suas produções, destacam-se artigos publicados no European Journal of Marketing, Journal of Retailing and Consumer Services e apresentações nas conferências EMAC (European Marketing Academy) e na Judgment and Decision Making Preconference da Society for Personality and Social Psychology. Sua principal área de pesquisa envolve motivação, tomada de decisão, felicidade e bem-estar dos consumidores.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

Natus, S. T., Curth, M., Kerber, L. E., & Gonçalves, M. A. (2021). A influência do valor percebido no constructo "boca a boca" em academias esportivas. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(2), 139–159. https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.17190

Edição

Secção

Artigos