Personalização, consumo e transtornos ambientais

Autores/as

  • Augusto Antônio Fontanive Leal Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v18n2.10319

Palabras clave:

personalização, relações de consumo, meio ambiente, crise ambiental.

Resumen

O presente artigo busca realizar uma análise sobre as relações de consumo no cenário de uma sociedade individualizada pós-moderna e seus impactos no ambiente. A pesquisa será realizada por meio: (a) da contextualização da característica social que possibilita aos indivíduos a busca por sua autonomia pela personalização; (b) do estudo do consumo em uma sociedade pós-moderna dotada de flexibilidade no âmbito das relações entre indivíduo e Estado; (c) da constatação dos impactos na crise ambiental a partir das relações de consumo anteriormente estudadas. Com isso, revela-se como objetivo deste artigo analisar a correlação entre a busca do indivíduo por personalização na indução para o consumo e a crise ambiental. A conclusão aponta para o fato de que as desregradas relações de consumo acabam dispondo da natureza como um mero estoque de recursos naturais, desconsiderando-a como um todo. A pesquisa será qualitativa amparada pelo método hermenêutico com uso de pesquisa bibliográfica e documental.

 

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Biografía del autor/a

Augusto Antônio Fontanive Leal, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

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Publicado

2020-01-07

Cómo citar

LEAL, Augusto Antônio Fontanive. Personalização, consumo e transtornos ambientais. Prisma Juridico, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 189–207, 2020. DOI: 10.5585/prismaj.v18n2.10319. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/10319. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos