Foco e Escopo
Prisma Jurídico é uma publicação científica que se propõe a ser um veículo de divulgação da produção de Ciências Jurídicas. Busca contribuir para o conhecimento e desenvolvimento da pesquisa nessa área. No ano de 2011 o identificador digital (DOI) foi colocados inseridos a todos os artigos.
Assim constitui um espaço não dogmático que respeita a pluralidade indispensável para o debate intelectual; portanto, não é porta-voz de nenhuma corrente ou teoria específica e publica trabalhos de autores brasileiros ou estrangeiros, nos idiomas português, espanhol, francês e inglês.
O nome – Prisma – espelha essa ambição poliédrica e analítica: apresentar não apenas diversas faces do Direito, mas também decompor sua luz em um variado espectro – pois diversas, com efeito, são as casas onde o Direito mora, e múltiplas, suas feições.
A revista tem como foco a comunidade acadêmica que se dedica às questões do Direito, que não se circunscreve, naturalmente, à academia jurídica, e congrega áreas afins. Evidentemente, destina-se também aos profissionais do Direito que se interessam pelas diversas questões teóricas que fundamentam o ordenamento jurídico e sabem da importância dessas questões para um exercício consciente da vida profissional, bem como para a cidadania.
Linha Editorial
A linha editorial da Revista Prisma Jurídico segue o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), área de concentração “Justiça, Empresa e Sustentabilidade”, em suas linhas de pesquisa complementares:
I) Linha 1: “Justiça e o Paradigma de Eficiência”, a partir dos seguintes temas: a)Jurisdição: fronteiras entre a jurídica e a efetividade, que pondera a eficiência com outros valores cuja segurança é analisada pelo Sistema de Justiça com foco nas reformas processuais brasileiras; b) Atividade Judicial: (re) leitura do paradigma da eficiência, em que se analisa formas de atingi-la dentro das peculiaridades próprias das atividades jurisdicionais, abordando as complexidades e os desafios do Poder Judiciário na Pós-Modernidade, exigindo-se deste poder uma postura mais ativa no reconhecimento dos direitos; c) Espaço Virtual Tecnologia da Informação a Serviço da Justiça; d) Gestão de Conflitos e a (Des) Construção do Litígio por meio da Negociação; e) Poder Judiciário no Direito Comparado.
II) Linha 2: “Empresa, Sustentabilidade e Funcionalização do Direito” , a partir dos seguintes temas: a) Sistema Recuperacional e Sustentabilidade; b) Empresa e Efetivação dos Direitos Humanos: c)Interesses Transindividuais e Funcionalização do Direito; d) Sustentabilidade, Fomento e Tributação.
Serão permitidas submissões de estudos relacionados às áreas de Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito Internacional, Direito Administrativo, Filosofia do Direito, Teoria do Estado, Sociologia Jurídica. As submissões que contemplarem essas áreas e realizarem relações com aquelas temáticas das linhas de pesquisa terão prioridade de análise sobre as demais.