Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Obrigações dos Entes Estatais Frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Autores/as

  • Nahima Peron Coelho Razuk PUC.PR

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v13n1.4003

Palabras clave:

Resíduos Sólidos, Gerenciamento, Política Nacional.

Resumen

Por compreender meio essencial de efetivação da dignidade da pessoa humana, o plexo de serviços relacionados ao saneamento básico (inclusive, o gerenciamento de resíduos sólidos) possuem vínculo indissociável com os direitos fundamentais. Não obstante, no atual contexto brasileiro, remanesce um número significativo de municípios em que os serviços de saneamento básico são de extrema precariedade, quando não inexistentes. O artigo busca, inicialmente, apresentar dados do saneamento básico no Brasil, para então destacar a crescente preocupação entorno da gestão dos resíduos sólidos, matéria, até pouco tempo, desprovida de legislação específica. Na sequência e especificamente sobre gerenciamento de resíduos sólidos, será tratada da sua natureza jurídica, princípios, competência e forma de execução. Por fim, serão identificadas as principais obrigações dos entes estatais por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituídas pelo reconhecimento da essencialidade do gerenciamento de resíduos sólidos e com o propósito de superação da situação remanescente de emergência sanitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nahima Peron Coelho Razuk, PUC.PR

Nahima Peron Coelho Razuk Rua Visconde do Rio Branco, n. 1358, 10º/18º and., Centro, Curitiba-PR, CEP 80420-210, tel/fax (41) 3075-5379, nahima@guilhermegoncalves.com.br. Mestrado em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e em Direito Socioambiental pela PUCPR. Advogada sócia da banca Guilherme Gonçalves & Sacha Reck Advogados Associados.

Publicado

2014-09-12

Cómo citar

RAZUK, Nahima Peron Coelho. Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Obrigações dos Entes Estatais Frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Prisma Juridico, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 71–105, 2014. DOI: 10.5585/prismaj.v13n1.4003. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4003. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos