Os meios autocompositivos de solução de conflitos e as comunidades de baixa renda: Um enfoque sobre a efetividade na busca pela pacificação social e a prevenção da violência

Autores/as

  • Adriana Silva Maillart Uninove
  • Fábio Antunes Possato UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v12n2.4628

Palabras clave:

Acesso à Justiça, Gestão de conflitos, Pacificação social, Prevenção da violência

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de pesquisas documentais, o conflito como fato social que requer tratamento adequado para o equilíbrio das relações sociais, em especial os conflitos deflagrados em comunidades de excluídos, comunidades de baixa renda, para, sob esse mesmo enfoque, estudar os meios alternativos de solução de controvérsias mais usuais, quais sejam a negociação, a mediação e a conciliação, verificando sua adequação às características desses extratos sociais. Utilizando-se do método sistêmico de pesquisa, além da técnica da pesquisa bibliográfica, conclui-se que a mediação revela a maior eficácia e efetividade no tratamento dos conflitos nessas comunidades por favorecer o fortalecimento das relações comunitárias, promovendo o empoderamento dos sujeitos e fomentando a pacificação social e a consequente prevenção à violência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Silva Maillart, Uninove

Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Curso de Direito, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Fábio Antunes Possato, UNINOVE

Mestrando em Direito da Universidade Nove de Julho.

Publicado

2014-02-25

Cómo citar

MAILLART, Adriana Silva; POSSATO, Fábio Antunes. Os meios autocompositivos de solução de conflitos e as comunidades de baixa renda: Um enfoque sobre a efetividade na busca pela pacificação social e a prevenção da violência. Prisma Juridico, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 447–478, 2014. DOI: 10.5585/prismaj.v12n2.4628. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/4628. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos