Breves apontamentos sobre os requisitos de admissibilidade para o julgamento de mérito

Autores

  • Nelson Rodrigues Netto UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v1i0.511

Palavras-chave:

requisitos, admissibilidade, julgamento, mérito.

Resumo

O tema de que nos ocuparemos nestas linhas, requisitos de admissibilidade para o julgamento de mérito, está compreendido na Teoria Geral do Processo, alcançando as três grandes divisões do Processo: o Processo Civil, o Processo Penal e o Processo Trabalhista, em que cada qual possui regime jurídico positivo próprio, devidamente codificado e formulado segundo suas especificidades. O presente excerto toma como base conceitos da doutrina clássica e, paralelamente, apresentará novas ópticas desenvolvidas pela doutrina moderna, deste modo procurando demonstrar a evolução acadêmica que vem ocorrendo e, de modo inevitável, provocar a reflexão dos estudiosos sobre o assunto. Partindo-se da conceituação de parte, passaremos ao estudo de seu reflexo sobre os pressupostos processuais e as condições da ação, bem como analisaremos os demais elementos que fazem parte destes institutos processuais, os quais, em conjunto, constituem os requisitos necessários para que possa o magistrado julgar o meritum causae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Rodrigues Netto, UNINOVE, São Paulo

Doutorando, Mestre e Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP; Professor de Processo Civil na FADISP e na UNINOVE

Downloads

Publicado

12.02.2008

Como Citar

NETTO, Nelson Rodrigues. Breves apontamentos sobre os requisitos de admissibilidade para o julgamento de mérito. Prisma Juridico, [S. l.], v. 1, p. 147–162, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v1i0.511. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/511. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)