Lei dos Genéricos: Causa da Vantagem Competitiva e Rentabilidade para as Empresas Nacionais do Setor de Fármacos

Autores

  • Sandro Paino Paim Universidade Nove de Julho
  • George Bedinelli Rossi Universidade de São Paulo - USP, São Paulo
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Viviane Chunques Gervasoni Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.8

Palavras-chave:

Lei dos Genéricos, Vantagem Competitiva, Rentabilidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise, verificação e quantificação de que a partir da implementação da Lei dos Genéricos as empresas nacionais do setor farmacêutico tiveram vantagem competitiva e maior rentabilidade em seus negócios. Para tanto, optou-se por trabalhar com uma amostra por conveniência, selecionando as três maiores empresas nacionais do setor farmacêutico, a saber, EMS Sigma Pharma, Eurofarma e Aché. Tais empresas foram definidas como nacionais com base no controle acionário ser totalmente brasileiro. Para definir as empresas como maiores foram adotados o volume de vendas, a ocupação de mercado e o número de medicamentos genéricos produzidos. Para atestar rentabilidade analisado o período de 1999 até 2011 com base nos demonstrativos contábeis. Quanto à vantagem competitiva entrevista com profissional da área de fármacos endossou a relevância da Lei dos Genéricos para esse setor. Assim o objeto deste estudo foi identificar se a Lei dos Genéricos causa vantagem competitiva e rentabilidade para as empresas nacionais do setor farmacêutico. Concluiu-se que a Lei dos Genéricos causa vantagem competitiva às empresas nacionais do setor farmacêutico com rentabilidade.

DOI: 10.5585/rgss.v1i1.8

Downloads

Biografia do Autor

Sandro Paino Paim, Universidade Nove de Julho

Economista, Professor da área de gerenciais da Universidade Nove de Julho

George Bedinelli Rossi, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP professor da Universidade de São Paulo - Campus Gov. Mario Covas, e da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM no curso de Mestrado em Negócios Internacionais.

Viviane Chunques Gervasoni, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pós-Graduada e Graduada em Administração pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Professora de ensino superior nos cursos de Administração e Economia na Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Paim, S. P., Rossi, G. B., da Silva, D., & Gervasoni, V. C. (2012). Lei dos Genéricos: Causa da Vantagem Competitiva e Rentabilidade para as Empresas Nacionais do Setor de Fármacos. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 1(1), 04–21. https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.8

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 153
  • PDF 118