Lei dos Genéricos: Causa da Vantagem Competitiva e Rentabilidade para as Empresas Nacionais do Setor de Fármacos

Authors

  • Sandro Paino Paim Universidade Nove de Julho
  • George Bedinelli Rossi Universidade de São Paulo - USP, São Paulo
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Viviane Chunques Gervasoni Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.8

Keywords:

Lei dos Genéricos, Vantagem Competitiva, Rentabilidade.

Abstract

Este artigo apresenta uma análise, verificação e quantificação de que a partir da implementação da Lei dos Genéricos as empresas nacionais do setor farmacêutico tiveram vantagem competitiva e maior rentabilidade em seus negócios. Para tanto, optou-se por trabalhar com uma amostra por conveniência, selecionando as três maiores empresas nacionais do setor farmacêutico, a saber, EMS Sigma Pharma, Eurofarma e Aché. Tais empresas foram definidas como nacionais com base no controle acionário ser totalmente brasileiro. Para definir as empresas como maiores foram adotados o volume de vendas, a ocupação de mercado e o número de medicamentos genéricos produzidos. Para atestar rentabilidade analisado o período de 1999 até 2011 com base nos demonstrativos contábeis. Quanto à vantagem competitiva entrevista com profissional da área de fármacos endossou a relevância da Lei dos Genéricos para esse setor. Assim o objeto deste estudo foi identificar se a Lei dos Genéricos causa vantagem competitiva e rentabilidade para as empresas nacionais do setor farmacêutico. Concluiu-se que a Lei dos Genéricos causa vantagem competitiva às empresas nacionais do setor farmacêutico com rentabilidade.

DOI: 10.5585/rgss.v1i1.8

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandro Paino Paim, Universidade Nove de Julho

Economista, Professor da área de gerenciais da Universidade Nove de Julho

George Bedinelli Rossi, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP professor da Universidade de São Paulo - Campus Gov. Mario Covas, e da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM no curso de Mestrado em Negócios Internacionais.

Viviane Chunques Gervasoni, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pós-Graduada e Graduada em Administração pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Professora de ensino superior nos cursos de Administração e Economia na Universidade Nove de Julho.

Published

2012-06-01

How to Cite

Paim, S. P., Rossi, G. B., da Silva, D., & Gervasoni, V. C. (2012). Lei dos Genéricos: Causa da Vantagem Competitiva e Rentabilidade para as Empresas Nacionais do Setor de Fármacos. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 1(1), 04–21. https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.8

Issue

Section

Articles