O Consumo de Cirurgia Estética: a Influência da Autoestima e do Materialismo

Autores

  • Viviane Yamasaki ESPM-SP
  • Mateus Canniatti Ponchio ESPM-SP
  • Susana Costa e Silva Universidade Católica Portuguesa
  • Thelma Valéria Rocha ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.77

Palavras-chave:

Autoestima, Autoavaliação do corpo, Materialismo, Aceitação à cirurgia plástica estética

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a influência da autoestima, da autoavaliação do corpo e do materialismo na aceitação à cirurgia estética no Brasil e em Portugal, na visão cross cultural. São revisados os conceitos de autoestima, autoavaliação do corpo, materialismo e aceitação à cirurgia plástica estética (CPE). Os principais estudos que guiaram a mensuração desses construtos neste trabalho são: Rosenberg (1965) e Dini, Quaresma e Ferreira (2004) para autoestima; Marsh e O’Neill (1984) para autoavaliação do corpo; Richins (2004) e Ponchio e Aranha (2008) para materialismo; e Henderson-King e Henderson-King (2005) e Swami et al. (2011) para aceitação à CPE. Obtiveram-se duas amostras, de tamanhos 217 e 148, compostas por respondentes das cidades de São Paulo e Porto, respectivamente. Os principais resultados indicaram: (i) o efeito de gênero – as mulheres aceitam mais a cirurgia plástica estética do que os homens; (ii) o efeito país – os brasileiros aceitam mais a CPE do que os portugueses; (iii) ausência de associação entre autoestima e aceitação à CPE; (iv) fraca associação negativa entre autoavaliação do corpo e aceitação à CPE; e (v) forte evidência de que pessoas mais materialistas aceitam a CPE mais do que as menos materialistas.

DOI: 10.5585/rgss.v2i2.77

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Yamasaki, ESPM-SP

Mestre em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP).

Mateus Canniatti Ponchio, ESPM-SP

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PMDGI-ESPM).

Susana Costa e Silva, Universidade Católica Portuguesa

Professora da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Thelma Valéria Rocha, ESPM-SP

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PMDGI-ESPM).

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Yamasaki, V., Ponchio, M. C., Silva, S. C. e, & Rocha, T. V. (2013). O Consumo de Cirurgia Estética: a Influência da Autoestima e do Materialismo. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 2(2), 30–52. https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.77

Edição

Seção

Artigos