25 Anos do Sistema Único de Saúde: Conquistas e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.51Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Gestão em Saúde, FinanciamentoResumo
Este artigo celebra os 25 anos de existência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Em seu corpo são descritos os mecanismos políticos e institucionais que deram origem ao sistema, bem como as transformações que ocorreram nos últimos 25 anos. Atenção especial é dada às conquistas atribuíveis a implantação do SUS no que se refere ao acesso da população aos serviços de saúde como também em termos de ganho em saúde em si, o objetivo último do sistema. Em contrapartida, são apontadas dificuldades impeditivas de um bom funcionamento do SUS, especialmente, dificuldades de acesso e de financiamento. O artigo conclui que essas duas últimas questões fundamentais deverão ser solucionadas para que o serviço possa realmente cumprir com o princípio da equidade como se propõe.
DOI: 10.5585/rgss.v2i2.51
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html