A Visão Sistêmica da Lavanderia Hospitalar: Limites e Propostas

Autores

  • Djair Picchiai Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo
  • Roberto Maia Farias Faculdade Campo Limpo Paulista -FACCAMP

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.59

Palavras-chave:

Lavanderia, Visão Sistêmica, Holística, Círculo de Sinner, Círculo Skill.

Resumo

Este artigo propõe-se a avaliar e comparar os fatores sinergéticos do círculo de Sinner (física, química, temperatura e mecânica) na lavagem de roupa, com os fatores sistêmicos propostos pelas teorias organizacionais. O Sinner foi desenvolvido pela Alemã Henkel, (1960) como fatores da eficiência da lavagem de roupas. Propõe-se uma arquitetura sistêmica para o processo (todo) da lavagem de roupas. A evolução da tecnologia nos insumos da lavagem como as fibras têxtil, equipamentos, legislação ambiental, sanitária e qualidade de vida, já são suficientes para propor uma revisão dos fatores de Sinner. A lavanderia não pode mais ser considerada como uma evolução da lavadeira à beira de um riacho. Como limitação do estudo, há a pouca literatura existente sobre lavanderia e o conceito de círculo de Sinner, ainda considerada como ferramenta definitiva do processo de lavagem. Um ambiente não pode ser considerado como um sistema fechado. A visão sistêmica evolui potencialmente para um ambiente holístico onde o todo é composto por partes e as partes devem ser avaliadas com o foco no todo. O estudo isolado da parte é reduzir o todo. A proposta do artigo está na ruptura da visão cartesiana e mecanicista do círculo de Sinner avançando para uma arquitetura sistêmica. Conclui-se que os condicionantes externos interferem e impactam nos sistemas de lavagem de roupa.

DOI: 10.5585/rgss.v2i2.59

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djair Picchiai, Fundação Getúlio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV; Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas - FGV; Professor da Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Roberto Maia Farias, Faculdade Campo Limpo Paulista -FACCAMP

Mestrado profissionalizante em andamento em Administração pela Faculdade Campo Limpo Paulista -FACCAMP

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Picchiai, D., & Farias, R. M. (2013). A Visão Sistêmica da Lavanderia Hospitalar: Limites e Propostas. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 2(2), 124–147. https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.59

Edição

Seção

Artigos