A Visão Sistêmica da Lavanderia Hospitalar: Limites e Propostas
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.59Palavras-chave:
Lavanderia, Visão Sistêmica, Holística, Círculo de Sinner, Círculo Skill.Resumo
Este artigo propõe-se a avaliar e comparar os fatores sinergéticos do círculo de Sinner (física, química, temperatura e mecânica) na lavagem de roupa, com os fatores sistêmicos propostos pelas teorias organizacionais. O Sinner foi desenvolvido pela Alemã Henkel, (1960) como fatores da eficiência da lavagem de roupas. Propõe-se uma arquitetura sistêmica para o processo (todo) da lavagem de roupas. A evolução da tecnologia nos insumos da lavagem como as fibras têxtil, equipamentos, legislação ambiental, sanitária e qualidade de vida, já são suficientes para propor uma revisão dos fatores de Sinner. A lavanderia não pode mais ser considerada como uma evolução da lavadeira à beira de um riacho. Como limitação do estudo, há a pouca literatura existente sobre lavanderia e o conceito de círculo de Sinner, ainda considerada como ferramenta definitiva do processo de lavagem. Um ambiente não pode ser considerado como um sistema fechado. A visão sistêmica evolui potencialmente para um ambiente holístico onde o todo é composto por partes e as partes devem ser avaliadas com o foco no todo. O estudo isolado da parte é reduzir o todo. A proposta do artigo está na ruptura da visão cartesiana e mecanicista do círculo de Sinner avançando para uma arquitetura sistêmica. Conclui-se que os condicionantes externos interferem e impactam nos sistemas de lavagem de roupa.
DOI: 10.5585/rgss.v2i2.59
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 593
- PDF 413