Modelagem de Processos de Negócios: Um Estudo Sobre os Processos de Gestão de Compras Farmacêuticas em Hospital da Rede Privada de Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v4i1.156Palavras-chave:
Modelagem de processos, Logística, Gestão de compras.Resumo
Este artigo tem como tema a modelagem de processos de negócios aplicada a processos logísticos no ambiente hospitalar. Teve-se como objetivo geral demonstrar a importância da logística hospitalar através da modelagem de processos de compras de farmacêuticas. Os objetivos específicos adotados foram: modelar os processos de compras do setor de farmácia hospitalar, analisar processos e problemas. A metodologia adotada foi o estudo de caso, realizado em um hospital da rede privada na cidade de Teresina através da modelagem e estudos exploratórios descritivos de processos. Os resultados revelaram a sistemática das compras de medicamentos, bem como suas semelhanças e diferenças identificadas através da modelagem realizada dos processos: compra rotineira, compra de alto custo, compra emergencial, empréstimo e recebimento de medicamentos. Com a padronização desses processos foi elaborado um manual de procedimentos para treinamento aos funcionários do setor objeto de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html