Trajetórias de Carreira na Enfermagem: Uma Análise com Profissionais em Distintos Grupamentos Etário-Geracionais

Autores

  • Rodrigo Gomes Da Silva Faculdade Ciências da Vida
  • Anderson de Souza Sant'Anna Fundação Dom Cabral

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.319

Palavras-chave:

Enfermagem, Administração de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas no Setor de Saúde

Resumo

Este artigo tem como propósito central investigar trajetórias de carreira em duas categorias de profissionais de enfermagem - Auxiliar de Enfermagem e Técnico de Enfermagem - considerando diferentes grupamentos etário-geracionais a que se associam. Em termos metodológicos a pesquisa que subsidiou seus resultados pode ser caracterizada como de natureza qualitativa, conduzida por meio do método de estudo de casos múltiplos. A pesquisa compreendeu entrevistas em profundidade e semiestruturadas. Os relatos obtidos foram tratados com base nos procedimentos prescritos para a técnica de evocação de imagens. Como resultado, pode-se observar que as três gerações apontaram peculiaridades quanto ao perfil e valores profissionais requeridos. A entrevistada da geração Babyboomer apresenta-se mais “fiel” à profissão, ao trabalho em si e às instituições a que se vinculam, desenvolvendo nas mesmas carreiras longas. Já o profissional da Geração X demonstra, comparativamente aos Babyboomers, maior valorização à sua carreira individual vis-à-vis ao trabalho em si e ao “apego” organizacional. A entrevistada da Geração Y, por sua vez, demonstrou, comparativamente aos dois outros grupamentos, menor vinculação à carreira, instituição e ao trabalho em si, relevando-se mais intolerante, contraditória; movimentando-se com maior intensidade no mercado de trabalho. Em suma, o conjunto dos achados corroboram percepções empíricas, bem como dados de pesquisas científicas que apontam para diferenças quanto à compreensão da noção de carreira entre distintos grupamentos geracionais que atualmente convivem nos contextos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gomes Da Silva, Faculdade Ciências da Vida

Mestre em Biotecnologia e Gestão da Inovação pela UNIFEMM, Docente na Faculdade Ciências da Vida/Sete Lagoas

Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Dom Cabral


Pesquisador Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Câmara de Assessoramento da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral. Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Administração, Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Sua trajetória acadêmica inclui participações no GEP 2003, na Fundação Dom Cabral e no INSEAD (França); no PDEC 2006, da HEC Montréal (Canadá); no GCPCL 2009/2010, da Harvard Business School, em Boston (EUA) e Shangai (China), e no 2011 MBA Roundtable, na Foster Business School, University of Washington (EUA). É, também, pesquisador do CRITEOS (HEC Montreal), Candidato em Formação do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG), Membro Associado do Instituto Sephora de Estudos de Orientação Lacaniana (UFRJ) e Membro do Comitê Científico da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Associação Nacional dos Programas de Pesquisa e Pós-graduação em Administração (ANPAD), tendo sido Líder do tema Liderança da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na gestão 2010-2011. Tem como interesses de pesquisa e ensino as áreas de Comportamento Organizacional e Comportamento Humano nas Organizações, atuando, principalmente, nos temas: Gestão de Carreiras e Competências, Liderança, Qualidade de Vida no Trabalho e Estresse Ocupacional.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Da Silva, R. G., & Sant’Anna, A. de S. (2017). Trajetórias de Carreira na Enfermagem: Uma Análise com Profissionais em Distintos Grupamentos Etário-Geracionais. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(2), 100–113. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i2.319

Edição

Seção

Artigos