Farmácia Hospitalar e o Modelo de Gestão Dos Hospitais Públicos: Uma Análise Comparativa entre Administração Pública Direta e Organização Social de Saúde

Autores

  • Cleiton Bueno da Silva Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz -HUGO.
  • Mercia Pandolfo Provin Universidade Federal de Goiás – UFG.
  • Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v7i1.328

Palavras-chave:

Serviço de Farmácia Hospitalar, Administração de Serviços de Saúde, Estudo Comparativo

Resumo

Os modelos de gestão público/privado, como as Organizações Sociais de Saúde, propostas pela Reforma Gerencial Brasileira da década de 1990, dividem opiniões entre pesquisadores, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. Com base nesse cenário, o presente estudo objetivou analisar comparativamente os Serviços de Farmácia Hospitalar (SFH), segundo o modelo de gestão de hospitais públicos. Trata-se de um estudo comparativo, transversal do tipo analítico-descritivo. Foram incluídos na pesquisa 4 hospitais localizados na região Centro-Oeste do Brasil, sendo dois de administração pública direta (G1APD) e dois administrados por Organizações Sociais de Saúde (G2OSS). Os quatro hospitais selecionados são responsáveis por 43,9 % do total de leitos da região adstrita. Os SFH do G1APD apresentaram resultados mais heterogêneos, e, nesse grupo, a estruturação só foi mais completa que no G2OSS em um dos doze componentes analisados. A diferença entre os grupos foi mais expressiva no tocante ao gerenciamento e aos quatro componentes da logística; de modo particular, no atendimento às boas práticas de armazenamento e dispensação. Pode-se inferir que, com relação à estrutura, a maior adequação às recomendações, bem como o melhor nível de formalização dos processos inerentes ao serviço, ocorre devido à presença de exigências legais que devem ser cumpridas para a manutenção dos Contratos de Gestão celebrados entre as OSS e o Poder Público. Constatou-se que o modelo de Gestão influencia o SFH e, provavelmente, outros subsistemas hospitalares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Bueno da Silva, Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz -HUGO.

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiás (Brasil). Atualmente é Farmacêutico do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) e tutor da área de farmácia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da SES-GO, Goiás, (Brasil).

Mercia Pandolfo Provin, Universidade Federal de Goiás – UFG.

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiás (Brasil). Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiás (Brasil).

Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiás (Brasil). Preside a Comissão de Serviços Farmacêuticos Clínicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Goiás (Brasil).

Downloads

Publicado

2018-04-01

Como Citar

da Silva, C. B., Provin, M. P., & Ferreira, T. X. A. M. (2018). Farmácia Hospitalar e o Modelo de Gestão Dos Hospitais Públicos: Uma Análise Comparativa entre Administração Pública Direta e Organização Social de Saúde. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(1), 56–72. https://doi.org/10.5585/rgss.v7i1.328

Edição

Seção

Artigos