Analise Interdisciplinar das Relações de Conflito e Poder na Gestão Hospitalar

Autores

  • Luanne Escobar do Nascimento Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Luiz Cândido Martins Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Luciana Fernandes Volpato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12800

Palavras-chave:

Administração hospitalar, Pierre Bourdieu, Gerenciamento da prática profissional, Conflito de interesses, Administração de recursos humanos em saúde

Resumo

O problema que se coloca neste estudo são os conflitos e as relações de poder estabelecidos no ambiente hospitalar, onde as relações de dominação se manifestam no processo de gestão dos interesses dos agentes, trazendo consequências para todos os envolvidos. O objetivo é analisar os conflitos e as relações de poder entre colaboradores de diferentes categorias de um hospital filantrópico. Buscou-se contemplar as categorias de análise diretamente relacionadas ao ambiente hospitalar, tais como: Organograma, Participação, Liderança e Conflitos. A discussão dos achados da pesquisa está amparada nos conceitos de Campo, Capital Simbólico e Habitus do sociólogo francês Pierre Bourdieu. As contribuições do estudo se evidenciam na abordagem interdisciplinar do problema a partir das contribuições da Sociologia, Administração e Saúde Pública, ampliando, assim, os horizontes de compreensão do problema. A utilização das lentes teóricas de Bourdieu se revelou importante na medida em que há uma ausência de estudos sobre gestão hospitalar que utilize de conceitos sociológicos, sobretudo de Bourdeiu. O estudo possibilitou aos gestores do hospital, em análise, um feedback amplo para entendimento e aprimoramento da sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luanne Escobar do Nascimento Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Graduação em Administração, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Mato Grosso do Sul, (Brasil).

Erlaine Binotto, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- – UFRGS, Porto Alegre, (Brasil). Professora na Faculdade de Administração, Contábeis e Economia, na Universidade Federal da Grande Dourados - (FACE/UFGD).

Luiz Cândido Martins, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, São Paulo, (Brasil).  Professor na Faculdade de Administração, Contábeis e Economia, na Universidade Federal da Grande Dourados (FACE/UFGD).

Luciana Fernandes Volpato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP. Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Oliveira, L. E. do N., Binotto, E., Martins, L. C., & Volpato, L. F. (2018). Analise Interdisciplinar das Relações de Conflito e Poder na Gestão Hospitalar. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(2), 129–142. https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12800

Edição

Seção

Artigos