Dimensão Social da Sustentabilidade e Saúde Pública: Um Levantamento Bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12797Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Indicadores BibliométricosResumo
Este estudo analisou as características das publicações sobre sustentabilidade social e saúde pública nas bases de dados Web Of Science (WOS) e SCOPUS. Ele possui abordagem quantitativa e caracteriza-se como levantamento bibliométrico. Identificaram-se 769 publicações na WOS e 1.601 na SCOPUS. A primeira publicação aconteceu em 1989. A partir daí houve incremento de publicações até 2017, com maior participação de artigos científicos (598 na WOS e 1.03 3 na SCOPUS), especialmente no quinquênio 2013-2017. Houve predomínio de artigos oriundos de instituições internacionais e em áreas como Medicina, Saúde Pública, Ciências Sociais e Ciências Ambientais. Dentre os mais citados, constatou-se predomínio de publicações em língua inglesa, envolvendo relações entre ecologia, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social e saúde. O levantamento bibliométrico contribui para a aproximação entre a dimensão social da sustentabilidade e aponta para a relevância da temática na gestão de ações, programas e organizações de saúde pública no país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html