Dimensão Social da Sustentabilidade e Saúde Pública: Um Levantamento Bibliométrico

Autores

  • Sidimar Maira Sagaz Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Deison Alencar Lucietto Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12797

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Indicadores Bibliométricos

Resumo

Este estudo analisou as características das publicações sobre sustentabilidade social e saúde pública nas bases de dados Web Of Science (WOS) e SCOPUS. Ele possui abordagem quantitativa e caracteriza-se como levantamento bibliométrico. Identificaram-se 769 publicações na WOS e 1.601 na SCOPUS. A primeira publicação aconteceu em 1989. A partir daí houve incremento de publicações até 2017, com maior participação de artigos científicos (598 na WOS e 1.03 3 na SCOPUS), especialmente no quinquênio 2013-2017. Houve predomínio de artigos oriundos de instituições internacionais e em áreas como Medicina, Saúde Pública, Ciências Sociais e Ciências Ambientais. Dentre os mais citados, constatou-se predomínio de publicações em língua inglesa, envolvendo relações entre ecologia, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social e saúde. O levantamento bibliométrico contribui para a aproximação entre a dimensão social da sustentabilidade e aponta para a relevância da temática na gestão de ações, programas e organizações de saúde pública no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidimar Maira Sagaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, (Brasil).

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Deison Alencar Lucietto, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz - (ENSP/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, (Brasil). Professor Adjunto do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, (Brasil). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Maira Sagaz, S., Marques Kneipp, J., Lucietto, D. A., & da Rosa Gama Madruga, L. R. (2018). Dimensão Social da Sustentabilidade e Saúde Pública: Um Levantamento Bibliométrico. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(2), 73–91. https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12797

Edição

Seção

Artigos