Avaliação de Sistemas de Informações de Hospitais com Base na Análise Fatorial: Uma Pesquisa Survey em Hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i2.38Palavras-chave:
Avaliação de Sistemas, Gestão da Informação, Hospitais, Sistemas de Informações Hospitalares, Tomada de Decisão.Resumo
A complexidade das organizações hospitalares requer informações confiáveis para subsidiar o processo de tomada de decisão. Os sistemas de informações hospitalares/SIH se destacam como ferramentas essenciais nessas organizações, mas na prática ainda há uma grande defasagem entre as necessidades dos gestores e as informações disponibilizadas. Esta pesquisa teve três objetivos: avaliar os SIH em uso nos hospitais; identificar as limitações e falhas desses sistemas; e identificar atributos relevantes que deveriam ser considerados no desenvolvimento, implementação e manutenção de um SIH. A pesquisa foi baseada em uma survey em quatorze hospitais situados na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG, com questionários respondidos por sessenta gestores. A análise dos dados foi realizada em três etapas: estatísticas-resumo; análise de correlação entre os atributos; e análise fatorial. Observou-se que o atributo “Integração dos sistemas” destacou-se como o mais mal avaliado. Em se tratando dos atributos relevantes dos SIH, identificou-se que “Arquitetura do Sistema”, “Design das telas de acesso”, “Facilidade de utilização”, “Manuseio das informações” e “Suporte informacional ao processo decisório” devem ser considerados para que esses sistemas atendam de forma adequada as demandas informacionais das organizações hospitalares. Adicionalmente, foi possível identificar três atributos que qualificam um SIH como eficaz, quais sejam: “Completude das informações”, “Apresentação” e “Auditoria do sistema”. Os resultados apontam que vários atributos devem ser combinados para uma avaliação completa de um SIH e que a satisfação dos usuários com os sistemas vai além da tecnologia, devendo ser consideradas outras componentes, tais como pessoas e estrutura organizacional.
DOI: 10.5585/rgss.v1i2.38
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