Gestão dos Serviços de Saúde: Auditoria em Unidades de Terapia Renal Substitutiva
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.259Palavras-chave:
Auditoria Administrativa, Sistema Único de Saúde, Gestão em Saúde, Terapia de Substituição RenalResumo
Objetivos: Analisar os relatórios emitidos pelo Componente Estadual de Auditoria de Pernambuco (CEA/PE) em Terapia Renal Substitutiva (TRS) no período de 2010 a 2014, a fim de compreender o processo de auditoria nesses serviços. Métodos: Estudo descritivo, realizado em Pernambuco, utilizando como fonte de dados os relatórios gerados pelo Sisaud/SUS. Foram analisados 28 relatórios, que corresponderam ao total de auditorias em TRS encerradas pelo CEA/PE no período estudado. Resultados: Das auditorias realizadas, 50% foram realizadas em estabelecimentos na cidade do Recife e aproximadamente 21% em serviços de TRS fora da região metropolitana. Os relatórios apresentaram uma média de 20 constatações por auditoria realizada, variando entre 3 e 41 constatações. Destas, 73,4% apresentaram-se conformes com a legislação e, nas constatações que foram identificadas não conformidades, apenas 69,5% dos auditados enviaram a justificativa. Conclusões: O uso do relatório como instrumento de fortalecimento da gestão ainda se mostra bastante incipiente por parte dos gestores da saúde em Pernambuco. O Componente Estadual de Auditoria, apesar de apresentar sistematização do processo de trabalho, uso da ferramenta do Sisaud/SUS e utilização de roteiro de visita nas instituições, ainda não se mostrou efetivo quanto aos seus resultados e à utilização deles para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html