Análise da Mensuração de Desperdícios: Estudo de Caso em um Hospital na Cidade de Cascavel-PR
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.305Palavras-chave:
Sistemas de custo, Hospitais, Contabilidade Gerencial, Desperdício, OciosidadeResumo
A atividade hospitalar no Brasil possui uma crescente demanda, por se tratar de uma necessidade básica da população. Dessa maneira, os hospitais funcionam como empresas, que precisam se manter sustentáveis no mercado. Nesse sentido, os sistemas de custo auxiliam na revisão dos processos e formação do preço do serviço prestado ao paciente, bem como são ferramentas importantes no processo decisório. Assim, buscou-se no presente trabalho, por meio da metodologia de estudo de caso em um hospital de Cascavel, Paraná, aplicar-se o modelo conceitual de mensuração de desperdícios de ociosidade elaborado por Dall’Asta e Barbosa (2014), com o intuito de melhorar o sistema de custos atualmente utilizado pelo hospital estudado e verificar se podem surgir benefícios advindos dessa implantação. Foram utilizadas literatura para embasamento teórico sobre os sistemas de custo bem como identificação do atual cenário dos hospitais brasileiros com relação aos sistemas de custos. Assim, buscou-se primeiramente, por meio de entrevistas com o diretor executivo do hospital, questionários e análise documental, identificar o sistema de custos atualmente utilizado pela organização hospitalar estudada. Posteriormente foi realizada a aplicação das seis fases que compõem o modelo conceitual e analisou-se todo esse processo para verificação de rentabilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html