Eficiência Hospitalar das Regiões Brasileiras: Um Estudo por Meio da Análise Envoltória de Dados
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.314Palavras-chave:
Eficiência hospitalar, Análise envoltória de dados (DEA), Regiões brasileirasResumo
O objetivo deste estudo é analisar a eficiência técnica hospitalar das regiões do Brasil, nos anos de 2014 e 2015, visto a importância dessas organizações para o meio social e econômico. Para tanto, por meio de uma pesquisa descritiva, exploratória, documental e quantitativa, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo CCR, orientada para output, utilizando-se o número de leitos e de médicos e enfermeiros como input e para output o número de pacientes internados e número de óbitos hospitalares. Além disso, buscou-se verificar a relação entre a eficiência técnica hospitalar com as despesas empenhadas com assistência hospitalar, por meio de uma correlação. Os achados apontaram que a região Norte teve a média mais ineficiente comparada com as demais, sendo que nenhum estado da região alcançou score 1 nos anos analisados. Já as regiões consideradas mais eficientes em relação às demais foram a Sul e em segundo lugar a Sudeste, em ambos os anos, 2014 e 2015. Ademais, denota-se que, dentre os estados eficientes, apenas dois foram eficientes nos dois anos analisados, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. E, quanto à correlação, concluiu-se que não há uma relação estatisticamente significativa entre as despesas empenhadas e a eficiência técnica hospitalar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html