Eficiência Hospitalar das Regiões Brasileiras: Um Estudo por Meio da Análise Envoltória de Dados

Autores

  • Beatriz Negrelli da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Angélica Silva Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Katia Abbas Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Edwin Vladimir Cardoza Galdamez Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.314

Palavras-chave:

Eficiência hospitalar, Análise envoltória de dados (DEA), Regiões brasileiras

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a eficiência técnica hospitalar das regiões do Brasil, nos anos de 2014 e 2015, visto a importância dessas organizações para o meio social e econômico. Para tanto, por meio de uma pesquisa descritiva, exploratória, documental e quantitativa, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA), modelo CCR, orientada para output, utilizando-se o número de leitos e de médicos e enfermeiros como input e para output o número de pacientes internados e número de óbitos hospitalares. Além disso, buscou-se verificar a relação entre a eficiência técnica hospitalar com as despesas empenhadas com assistência hospitalar, por meio de uma correlação. Os achados apontaram que a região Norte teve a média mais ineficiente comparada com as demais, sendo que nenhum estado da região alcançou score 1 nos anos analisados. Já as regiões consideradas mais eficientes em relação às demais foram a Sul e em segundo lugar a Sudeste, em ambos os anos, 2014 e 2015. Ademais, denota-se que, dentre os estados eficientes, apenas dois foram eficientes nos dois anos analisados, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. E, quanto à correlação, concluiu-se que não há uma relação estatisticamente significativa entre as despesas empenhadas e a eficiência técnica hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Beatriz Negrelli da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Ciências Contábeis, área gerencial, pelo Programa de Pós Graduação de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (PCO-UEM)

Maria Angélica Silva Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Ciências Contábeis, área gerencial, pelo Programa de Pós Graduação de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (PCO-UEM)

Katia Abbas, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estudual de Maringá (PCO-UEM)

Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Engenharia de Mecânica pela Universidade de São Paulo/Escola de Engenharia de São Carlos e Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estudual de Maringá (PCO-UEM)

Publicado

2017-04-01

Como Citar

da Silva, B. N., Costa, M. A. S., Abbas, K., & Galdamez, E. V. C. (2017). Eficiência Hospitalar das Regiões Brasileiras: Um Estudo por Meio da Análise Envoltória de Dados. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(1), 76–91. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.314

Edição

Secção

Artigos