Gestão Hospitalar em Portugal: Resultados Comparados entre Hospitais com Gestão Pública e em Parceria Público-Privadas

Autores

  • Andreia Afonso Matos Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
  • Alexandre Morais Nunes Professor Auxiliar Convidado (Políticas de Saúde) da Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) Investigador Integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13674

Palavras-chave:

Inovação. Gestão hospitalar. Empresarização. Parcerias público-privadas.

Resumo

Em um mundo globalizado e em crescente competitividade, os hospitais têm que encontrar formas de melhorar continuamente em todos os setores: público, privado e social. Em Portugal, a prestação de cuidados de saúde nos hospitais públicos é globalmente realizada sob o regime jurídico de Entidade Pública Empresarial (hospital EPE) e em regime de Parceria Público-Privada (hospital PPP). O papel e a importância da inovação, em todos os processos, são reconhecidos internacionalmente como um dos principais motores do desenvolvimento e da sustentabilidade em várias áreas de atividade. O presente artigo trata de um estudo de caso que descreve os processos de inovação aplicados à gestão dos hospitais do setor público português e estabelece-se uma comparação entre os principais indicadores de acesso e qualidade entre os hospitais de gestão pública empresarial e os hospitais públicos com gestão em parceria com um parceiro privado, entre os anos 2013 e 2016. Como resultado da análise, verifica-se que a inovação já influenciou positivamente as organizações tanto no modelo EPE como no PPP, tornando-as mais competitivas. No entanto, ambos os modelos apresentam pontos fortes e fracos e por esse motivo ainda é necessário repensar os modelos para melhorar os seus resultados de acesso e qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Andreia Afonso Matos, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Administração Pública, na especialidade de Administração da Saúde

Alexandre Morais Nunes, Professor Auxiliar Convidado (Políticas de Saúde) da Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) Investigador Integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP)

Investigador Integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP)

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Matos, A. A., & Nunes, A. M. (2019). Gestão Hospitalar em Portugal: Resultados Comparados entre Hospitais com Gestão Pública e em Parceria Público-Privadas. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 8(1), 1–12. https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13674

Edição

Secção

Artigos