O impacto da educação continuada pelo Ensino a Distância no setor de saúde: um estudo na atenção primária no município de Sete Lagoas/MG

Autores

  • Fabrícia Cândida Aparecida de Paula Raggi Faculdade Pedro Leopoldo
  • Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Faculdade Pedro Leopoldo
  • Frederico César Mafra Pereira Faculdade Pedro Leopoldo
  • Júlio César Batista Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13679

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Atenção Primária. Educação Continuada em Saúde. Educação a Distância.

Resumo

Na contemporaneidade, o conhecimento científico exige constantes atualizações. Neste contexto, os profissionais da saúde, especialmente os que atuam na esfera pública, enfrentam novas demandas, quer seja devido à necessidade de adquirir novos conhecimentos com o advento de novas tecnologias, ou pelo simples fato de que a ciência se desenvolve e inova. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a educação continuada contribui para a formação dos enfermeiros atuantes na atenção primária no município de Sete Lagoas/MG. Baseando-se em discussões teóricas sobre o tema, especialmente as relacionadas à Gestão do Conhecimento nas organizações e sua aplicabilidade na área da saúde, a pesquisa enfocou a necessidade de atualização e especialização dos profissionais atuantes nos sistemas de saúde pública no país e a possibilidade de que essa formação ocorra na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo e quantitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde e por meio de questionários eletrônicos disponibilizados pelo Google Formulários para 47 enfermeiros atuantes da Atenção Primária de Saúde do município. Os dados da pesquisa evidenciaram que, apesar de a maioria dos enfermeiros entrevistados mostrarem-se favoráveis aos treinamentos na modalidade de EAD, essa metodologia não é explorada em sua totalidade no Município, embora haja todas as condições para que esta prática se efetive de fato como uma metodologia auxiliar nos treinamentos para os enfermeiros que atuam na atenção primária no local pesquisado.

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Biografias Autor

Fabrícia Cândida Aparecida de Paula Raggi, Faculdade Pedro Leopoldo

Graduada em Enfermagem Mestrado Profissional em Administração Faculdade Pedro Leopoldo

Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Faculdade Pedro Leopoldo

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais Professora do Mestrado Profissional em Administração da Faculdade Pedro Leopoldo

Frederico César Mafra Pereira, Faculdade Pedro Leopoldo

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais Professor do Mestrado Profissional em Administração da Faculdade Pedro Leopoldo

Júlio César Batista Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado em BIOÉTICA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO, Brasil(2014) Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Publicado

2019-04-17

Como Citar

Raggi, F. C. A. de P., Guimarães, E. H. R., Pereira, F. C. M., & Santana, J. C. B. (2019). O impacto da educação continuada pelo Ensino a Distância no setor de saúde: um estudo na atenção primária no município de Sete Lagoas/MG. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 8(1), 65–79. https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13679

Edição

Secção

Artigos