Grounded Theory com Utilização do Software Atlas.Ti: Um Exemplo Empírico de Estudo sobre Estratégia de Ascensão do Empreendedorismo Inovador em Negócios Sociais

Priscila Rezende da Costa, Lucimar da Silva Itelvino

Resumo


Objetivo do estudo: Explorar como se dá a estratégia de ascensão do empreendedorismo inovador, em negócios sociais, que qualificam a oferta de produtos e serviços educacionais e da saúde.

Metodologia/abordagem: Foi adotada a pesquisa qualitativa denominada Grounded Theory, fundamentada em dados empíricos. Para tal, foi construído um exemplo didático, com a utilização detalhada do Software ATLAS.ti. A unidade hermenêutica (projeto no ATLAS.ti) contemplou os seguintes documentos primários: (a) histórias de vida de seis empreendedores sociais, (b) relatórios sobre o desenvolvimento dos negócios sociais (Cren, Cies, Geekie, Imaflora, Educar e Noos) e (c) depoimentos dos indivíduos impactados.

Principais resultados: Em relação aos principais resultados, destaca-se o detalhamento didático sobre como o ATLAS.ti foi utilizado como apoio às codificações (aberta, axial e seletiva), que fundamentam a Grounded Theory, promovendo a organização, recuperação e cruzamento de dados acerca da estratégia de ascensão do empreendedorismo inovador em negócios sociais;

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição foi a proposição de uma matriz de alinhamento da Grounded Theory, com utilização detalhada do Software ATLAS.ti, considerando como exemplo didático a estratégia de ascensão do empreendedorismo inovador, em negócios sociais, que qualificam a oferta de produtos e serviços educacionais e da saúde.

Relevância/originalidade: Foi possível demonstrar as associações entre categorias e subcategorias de análise do estudo a partir de componentes característicos do ATLAS.ti (não disponíveis em outros CAQDAS), como Code Cooccurence e Networks.

 


Palavras-chave


Grounded Theory. ATLAS.ti. Empreendedorismo Inovador. Negócios Sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v17i3.2683

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.