O Desenvolvimento da Capacidade Inovativa: O Caso da Fratelli Indústria Metalúrgica e Energias Renováveis – Santa Rosa/Rs

Clarice Vepo do Nascimento Welter, Jorge Oneide Sausen, Gabriela Cappellari

Resumo


Objetivo do estudo: Identificar, compreender e analisar os mecanismos e instrumentos organizacionais de desenvolvimento da capacidade inovativa na Fratelli, indústria do setor metalúrgico e energias renováveis. Buscou-se descrever e analisar os comportamentos e habilidades, processos e rotinas e mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento que sustentam o desenvolvimento da capacidade inovativa.

Metodologia/Abordagem: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizada mediante estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com o proprietário e gerente de projetos e interpretados por intermédio da análise de conteúdo.

Originalidade/Relevância: Estudar o modo como pequenas organizações desenvolvem processos inovativos para competir no mercado, se reveste de importância acadêmica, uma vez que boa parte dos estudos sobre inovação encontrados na literatura, tem concentrado atenção em explorar esses processos em empresas de grande porte.

Principais resultados: Os resultados mostraram que os mecanismos e instrumentos desencadeadores do desenvolvimento da capacidade inovativa, constituem-se na habilidade do empreendedor em identificar oportunidades mercadológicas, analisar o ambiente e antecipar tendências futuras. Abertura em receber ideias de clientes e funcionários, o investimento em treinamentos e formação acadêmica da equipe, propiciaram ambiente inovador, estimulando o desenvolvimento de inovações

Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição deste estudo reside no fato de explorar os mecanismos organizacionais que propiciam o desenvolvimento da capacidade inovativa de pequenas empresas. Explorar tais mecanismos reveste-se de importância para a compreensão dos processos organizacionais antecedentes da inovação nas empresas de pequeno porte.

 


Palavras-chave


Capacidades Dinâmicas. Capacidade Inovativa. Empresas de Pequeno Porte.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i3.2623

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.