O Efeito Moderador das Capabilidades da Manufatura na Relação entre Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos e Desempenho de Negócios

Valdir Antonio Vitorino Filho, Roberto Giro Moori

Resumo


Objetivo do estudo: o objetivo deste artigo é investigar o efeito moderador das capabilidades de manufatura na relação entre gestão da cadeia de suprimentos e o desempenho de negócios associados a polos de tecnologia no Brasil.

Metodologia/Abordagem: inicialmente foram feitas entrevistas em profundidade com dez gestores da cadeia a fim de conhecer as capabilidades de manufatura e desenvolver um questionário para coleta de dados. Em seguida, os questionários foram submetidos a pré-testes em dez empresas e após isso foram coletadas 125 respostas, distribuídas em seis polos de tecnologia.

Originalidade/Relevância: na literatura sobre gestão da cadeia de suprimentos, há registros de sua influência no desempenho de negócios. Porém, pesquisas que investigam diretamente o efeito moderador das capabilidades de manufatura nessa relação são escassas, o que indica a relevância da pesquisa e sua originalidade nos estudos envolvendo cadeia de suprimentos e polos de tecnologia.

Principais resultados: os dados tratados pela regressão linear revelaram que as capabilidades de manufatura moderam a relação entre gestão da cadeia de suprimentos e desempenho de negócios.

Contribuições teóricas/metodológicas: do ponto de vista acadêmico, a contribuição da pesquisa foi identificar o efeito moderado do construto capabilidades de manufatura, por meio de variáveis como pessoal de produção capacitado, métodos de produção avançados e a eficaz transformação de pesquisas e desenvolvimento em produção efetiva, para o aumento do desempenho nos negócios.


Palavras-chave


Capabilidades da Manufatura. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Desempenho de Negócios. Polo Tecnológico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2634

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.