Strategic Leadership: Top Executives and their Effects on Organizations - Uma Resenha Crítica de Finkelstein e Hambrick

Lucas Daniel Ramos Ribeiro, Aleixo Fernandes, Flávio de Carvalho Perpétuo, Luiz Silva dos Santos, José Eduardo Storopoli

Resumo


Objetivo do estudo: este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão crítica por parte dos autores sobre a obra de Filkekstein e Hambrick intitulada Strategic Leadership: Top Executives and Their Effects on Organizations.

Metodologia/abordagem: o método utilizado neste trabalho foi uma análise interpretativa, buscando relacionar os elementos do texto original com outros textos acadêmicos e exercer uma atitude crítica frente às posições e definições de Finkelstein e Hambrick.

Originalidade/Relevância: O estudo do alto escalão tem se apresentado como uma fonte importante de conhecimento para o entendimento das decisões estratégicas adotadas pelas organizações, e Finkelstein e Hambrick compilam neste livro as principais pesquisas no assunto.

Principais resultados: Os principais resultados foram a coerência, validade dos argumentos, originalidade crítica e profundidade de análise do tema amarrando com outros artigos científicos relacionados.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este trabalho permitirá a pesquisadores sobre as temáticas de liderança estratégica e alto escalão se aprofundarem nos respectivos temas com vistas a buscarem desenvolver pesquisas relacionadas sobre tais temáticas com as ponderações e críticas dos pontos fortes e fracos do livro de origem deste trabalho. Ao final do trabalho apresentamos algumas sugestões que podem acrescentar à discussão da teoria de alto escalão dimensões psicológicas e metodológicas.

 


Palavras-chave


Alto Escalão. Liderança Estratégica. Conselho de Administração. Estratégia. Gestão Estratégica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2701

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.