A Relação entre Varejo e Distribuição na Cadeia do GLP: Analisando as Estratégias de Cooperação e de Alianças.

Carlos Alberto Alves, Michele Tiergarten

Resumo


Este trabalho tem por objetivo proceder à avaliação das relações entre varejo e distribuição na cadeia do gás liquefeito de petróleo (GLP) com base nos pressupostos da Teoria das Redes. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, acerca da dinâmica das relações de cooperação. Os resultados, embora não possam ser considerados conclusivos, em razão do estudo de um único caso, indicam que uma aliança, com problemas de relacionamento e com competição, entre ponto de venda e revendedor, por conveniência, provavelmente irá ser desfeita assim que o varejista tiver condições de se tornar um revendedor.


Palavras-chave


Alianças estratégicas. Cooperação. Distribuição. Relacionamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i2.977

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.