Strategic groups: a study of the business administration degree courses in the São Paulo city

Authors

  • Taiguara Freitas Langrafe Mestrado em Administração Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
  • João Maurício Gama Boaventura Professor titular da Fundação Instituto de Administração , Brasil
  • Ralph Santos da Silva Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista
  • Dirceu da Silva Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1626

Keywords:

Strategy, Administration Courses, Comparison between undergraduate courses.

Abstract

The aim of this study is to identify the strategic groups formed by Institutions that run  undergraduate courses in Business Administration in the city of São Paulo, Brazil. This is an exploratory research, since there are no hypotheses to test, but it is also descriptive because it describes strategic groupings. Primary data were gathered directly in the Institutions studied and secondary data were obtained from the Ministry of Education (MEC). The regulatory variables used incorporate coercive institutional isomorphic dimensions. The findings corroborated the use of that instrument with those regulatory variables, as it improves the structural analysis of the sector, and could serve as a reference for studies on other sectors which are subject to regulatory forces similar to those explicitly found in third level Education.

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Author Biographies

Taiguara Freitas Langrafe, Mestrado em Administração Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

é graduado em Administração (2000) e Mestre em Administração (2006) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), instituição na qual é Docente desde 2001. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento e Chefe do Gabinete da Reitoria da FECAP, com participação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e Conselho Universitário (CONSUNI). Coordena a Comissão Própria de Avaliação (CPA) desde 2007.

João Maurício Gama Boaventura, Professor titular da Fundação Instituto de Administração , Brasil

Graduado em Administração de Empresas (1987) e em Ciências Contábeis pela (1990) pela FEA-USP. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP, da RAUSP. Revista de Administração e da Revista Gestão & Regionalidade. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Instituto de Administração - FIA, do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP, da Fundação Escola Comércio Álvares Penteado - FECAP e da Trevisan Escola de Negócios

Ralph Santos da Silva, Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2000), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) com estágio de doutorado de 8 meses na Universidade de Chicago.

Dirceu da Silva, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e Avaliação de Mercado com ênfase no desenvolvimento de metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise multivariada de dados.

Published

18.09.2009

How to Cite

Langrafe, T. F., Boaventura, J. M. G., da Silva, R. S., & da Silva, D. (2009). Strategic groups: a study of the business administration degree courses in the São Paulo city. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(1), 78–101. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1626

Issue

Section

Articles