Caracterização de modelos de negócios sob a lógica da Economia dos custos de transação

Hugo Moreira de Oliveira, Ricardo Messias Rossi, Mauro Caetano de Souza

Resumo


Objetivo (obrigatório): O presente estudo tem por objetivo caracterizar os modelos de negócios sob a lógica das estruturas de governança discutidas na Economia dos Custos de Transação (ECT).

 

Método (obrigatório): A partir da revisão na literatura, foram identificados os principais elementos que compõem um modelo de negócios, que foram então combinados em um modelo gráfico com as principais características da Economia dos Custos de Transação (ECT) adotadas.

 

Originalidade/Relevância (obrigatório): Com base na fundamentação teórica sobre o assunto, foi identificada a forma com que os elementos de um modelo de negócios interagem entre si, sob a lógica da ECT.

Resultados (obrigatório): Os resultados apresentam as relações entre os componentes de um modelo de negócio e as principais características conceituais da ECT. Um modelo de negócio é suportado por elementos como as especificidades dos ativos, frequências e incertezas, estratégias de diferenciação, entre outros, definidos a partir da segmentação de clientes.

 

Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório): As principais contribuições estão relacionadas à complementaridade da literatura sobre modelos e negócios, em seus diferentes elementos, à luz da ECT de modo a caracterizar a competitividade de diferentes organizações, a partir de diferentes estratégias adotadas.

Contribuições sociais / para a gestão (opcional): Diferentes organizações, que já se pautam na redução dos custos transacionais, podem se utilizar dos elementos que caracterizam um modelo de negócio para se tornarem mais competitivas.

 

Palavras-chave: Competitividade Organizacional; Estratégia; Estrutura de Governança.

Palavras-chave


Competitividade Organizacional; Estratégia; Estrutura de Governança

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2616

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.