Complementaridade como um gerador de valor em Processos de adopção de business intelligence & analytics

Valter Moreno, Felipe Elias Lobo Vieira da Silva, Rodrigo Ferreira, Fernando Filardi

Resumo


Objetivo: Os investimentos em Business Intelligence and Analytics (BI&A) são cada vez mais essenciais para a competitividade das empresas. Apoiado na Visão Baseada em Recursos (VBR), este estudo analisou a implementação de um sistema de BI&A no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para avaliar a geração de valor para a organização.

Método: Coletamos dados qualitativos por meio de entrevistas, observação participante e em documentos internos e comunicações.  A análise dos dados seguiu o processo usual de codificação, agregação e síntese, com auxílio do Atlas.ti, um software de análise de dados qualitativos.

Originalidade: As abordagens tradicionais de avaliação de investimentos em Tecnologia da Informação (TI), especialmente no caso de sistemas de BI&A, negligenciam a natureza dinâmica e as influências mútuas dos ativos e capacidades de TI e as capacidades sócio-organizacionais complementares, no processo de geração de valor para o negócio. Além disso, a Visão Baseada em Recursos tem sido pouco empregada no estudo do impacto de sistemas de BI&A nas organizações.

Resultados: Os resultados do estudo revelaram o papel fundamental desempenhado pelos recursos e capacidades organizacionais e de TI no processo de adoção de BI&A, bem como a importância da dinâmica de complementaridade e seus resultados positivos.

Contribuições teóricas: Nesta pesquisa, fornecemos evidências do potencial da VBR para elucidar as complexidades envolvidas no uso da TI para a geração de valor para o negócio sustentável, e, portanto, para explicar os diferentes resultados obtidos por organizações que adotam sistemas de BI&A.

Palavras-chave: Business Intelligence; Gestão de Tecnologia da Informação; Visão Baseada em Recursos; Valor de TI; Recursos Complementares.

Palavras-chave


Business Intelligence; Gestão de Tecnologia da Informação; Visão Baseada em Recursos; Valor de TI; Recursos Complementares

Texto completo:

PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2678

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.