Aglomerado produtivo competitivo ou cooperativo? O caso do aglomerado moveleiro do carmo do cajuru (MG)

Moisés Habib Bechelane Maia, Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Cléber Carvalho de Castro

Resumo


Objetivo: o objetivo do presente artigo é caracterizar o processo de cooperação no aglomerado moveleiro do Carmo do Cajuru (MG).

Metodologia: a pesquisa foi dividida em duas etapas, na qual a primeira etapa (quantitativa) aplicou-se uma survey, e para a etapa posterior (qualitativa) desenvolveu-se entrevistas semiestruturadas. Assim, a utilização de duas técnicas de coleta de dados buscou-se aprofundar resultados, assim como triangular os dados.

Originalidade/Relevância: a análise de relações de competitividade e cooperação em aglomerados permite compreender as dinâmicas de atuação de tais aglomerados, sobretudo em países emergentes como o Brasil.

Resultados: constatou-se que, embora os sujeitos possuam percepções diferentes sobre competição e cooperação, ambos concordam que a competição se sobressai em relação a cooperação. Além disso, pela análise multivariada, foram obtidos dois grupos de empresas, sendo que o primeiro foi composto de micro e pequenas empresas, enquanto o segundo grupo foi composto por empresas maiores. Por último, verificou-se que o aglomerado é caracterizado como informal, e como tal, atribui as responsabilidades de suas interações a um órgão intermediador, apresenta vestígios de cooperação e a competitividade é mais destrutiva.

Contribuições Teóricas: como contribuições do estudo destaca-se a consolidação teórica da disciplina de rede, bem como da literatura nacional sobre a temática.

Palavras-Chave: Aglomerados; Cooperação; Competição


Palavras-chave


Cluster; Cooperação; Competição

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2707

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.