Estratégias de estímulo ao empreendedorismo corporativo

Leonel Cezar Rodrigues, Emerson Antonio Maccari, Alexsandro Pereira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as estratégias corporativas utilizadas pela Brasilata – Embalagens Metálicas S/A, uma das mais premiadas empresas brasileiras por suas inovações, para estimular o empreendedorismo corporativo em sua organização. O método aqui utilizado foi o estudo de caso, com coleta de dados de entrevista pessoal com diretores da empresa, observação dos processos, normas e procedimentos internos e busca de informações em documentos e relatórios. Os principais resultados mostram que, devido ao empreendedorismo corporativo, a empresa pesquisada, tem tido um aumento de produtividade da ordem de 81%. Foram examinadas cerca de 46.000 idéias, até essa pesquisa e depositadas 6 patentes, que respondem por 75% do faturamento anual da empresa. Isto evidencia que nessa empresa, as estratégias de estímulo ao empreendedorismo são efetivas, garantem resiliência à empresa, melhoram seu desempenho e dão sustentabilidade ao seu negócio.




Palavras-chave


Empreendedorismo corporativo; Estratégia corporativa; Inovação; Inovação corporativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1648

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.