Estratégias de estímulo ao empreendedorismo corporativo

Autores

  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Alexsandro Pereira Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1648

Palavras-chave:

Empreendedorismo corporativo, Estratégia corporativa, Inovação, Inovação corporativa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as estratégias corporativas utilizadas pela Brasilata – Embalagens Metálicas S/A, uma das mais premiadas empresas brasileiras por suas inovações, para estimular o empreendedorismo corporativo em sua organização. O método aqui utilizado foi o estudo de caso, com coleta de dados de entrevista pessoal com diretores da empresa, observação dos processos, normas e procedimentos internos e busca de informações em documentos e relatórios. Os principais resultados mostram que, devido ao empreendedorismo corporativo, a empresa pesquisada, tem tido um aumento de produtividade da ordem de 81%. Foram examinadas cerca de 46.000 idéias, até essa pesquisa e depositadas 6 patentes, que respondem por 75% do faturamento anual da empresa. Isto evidencia que nessa empresa, as estratégias de estímulo ao empreendedorismo são efetivas, garantem resiliência à empresa, melhoram seu desempenho e dão sustentabilidade ao seu negócio.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Administração e Mestre em Adminstração da Tecnologia pela Vanderbilt University (USA). Professor e pesquisador do Programa de Doutrorado da Universidade Nove de Julho.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração pela USP, Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho.

Alexsandro Pereira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Administrador pela Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

23.12.2009

Como Citar

Rodrigues, L. C., Maccari, E. A., & Pereira, A. (2009). Estratégias de estímulo ao empreendedorismo corporativo. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(2), 183–205. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1648

Edição

Seção

Artigos