Estratégias de estímulo ao empreendedorismo corporativo
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1648Palavras-chave:
Empreendedorismo corporativo, Estratégia corporativa, Inovação, Inovação corporativaResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar e caracterizar as estratégias corporativas utilizadas pela Brasilata – Embalagens Metálicas S/A, uma das mais premiadas empresas brasileiras por suas inovações, para estimular o empreendedorismo corporativo em sua organização. O método aqui utilizado foi o estudo de caso, com coleta de dados de entrevista pessoal com diretores da empresa, observação dos processos, normas e procedimentos internos e busca de informações em documentos e relatórios. Os principais resultados mostram que, devido ao empreendedorismo corporativo, a empresa pesquisada, tem tido um aumento de produtividade da ordem de 81%. Foram examinadas cerca de 46.000 idéias, até essa pesquisa e depositadas 6 patentes, que respondem por 75% do faturamento anual da empresa. Isto evidencia que nessa empresa, as estratégias de estímulo ao empreendedorismo são efetivas, garantem resiliência à empresa, melhoram seu desempenho e dão sustentabilidade ao seu negócio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.