Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas em Periódicos de Administração com Alto Fator de Impacto: 2000-2008
Http://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1692

Giancarlo Gomes, Amelia Silveira, Mohamed Amal

Resumo


O artigo analisou a produção científica da Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas – PMEs – em quatro periódicos internacionais de 2000 a 2008, por meio de pesquisa exploratória, com método qualitativo, análise documental e amostra intencional. Foram analisados 26 artigos, considerando os seus objetivos de pesquisa, enquadramentos teóricos, as metodologias adotadas e as principais contribuições ao tema. Verificou-se que esses artigos buscaram compreender, analisar, identificar e interpretar as razões e a importância da internacionalização de PMEs. O modelo de Uppsala foi referência em algumas pesquisas, e a maioria adotou o método quantitativo. Os tópicos principais abordados foram: importância do capital social e das redes na internacionalização e suas alianças globais; competências de gestão e as capacidades pessoais dos gestores; canais de distribuição; relação entre o desempenho internacional e o tamanho da organização, bem como o papel da experiência no exterior.


Palavras-chave


Produção científica; Internacionalização; Pequenas e Médias Empresas – PMEs.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1692

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.