Andando na Corda Bamba? Análise da Fragilidade da Emoção como Vantagem Competitiva na Criação de Valor do Cirque Du Soleil
http://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i3.1696

Felipe Cavalcante de Almeida, Alyne Oliveira Vale, Sérgio H. A. Cavalcante Forte

Resumo


Diversos aspectos positivos podem ser criados por meio de um relacionamento emocional entre empresa e consumidores, entretanto, a complexidade dos processos emocionais pode se tornar um desafio ao crescimento em longo prazo de empresas que busquem utilizar tal estratégia. Definiu-se, portanto, como objetivo evidenciar possíveis fragilidades de estratégias organizacionais que buscam a criação de valor por meio de aspectos emocionais. Para isso foi realizado um estudo de caso na empresa canadense Cirque du Soleil, onde a coleta de dados foi composta por uma entrevista com a chefe de relações públicas da empresa e por outras entrevistas coletadas por meio de dados secundários; por uma imersão de três meses em um dos espetáculos da companhia; e pela coleta de dados secundários provenientes de mídias eletrônicas e impresas. A análise e interpretação dos dados foram feitas por meio da técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que apesar do rápido crescimento e sucesso da empresa, existem certos desafios à continuidade do crescimento ligados com a consolidação de relações emocionais.


Palavras-chave


Estratégia; Vantagem competitiva; Emoção; Cirque du Soleil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i3.1696

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.