Aproximações entre “Global Sourcing” e Integração Produtiva: Uma Análise da Internacionalização das Atividades Produtivas no Contexto Brasileiro

Wagner Junior Ladeira, Clecio Falcão Araujo

Resumo


Os estudos do processo de integração produtiva entre países tiveram um aumento considerável na década de setenta. Estes estudos foram analisados por diferentes abordagens, entre elas: as estratégias de global sourcing e os recentes estudos em integração produtiva. Com base nestas abordagens, o presente artigo teve como objetivo distinguir e analisar os fatores que interferem nas estratégias de global sourcing e políticas de integração produtiva no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com cinco representantes do governo e cinco de empresas brasileiras. Estas entrevistas foram analisadas através dos softwares MAXQDA e WORDLE, tendo como foco a análise de conteúdo e léxica. A categorização ajuda a entender os conceitos de política de integração produtiva e estratégia de global sourcing no contexto brasileiro, servindo como estudo seminal na busca da diferenciação destes conceitos. Por fim, o estudo fornece, com base teórica e empírica, uma explicação dos fatores que interferem na adoção estratégica de global sourcing e nas políticas de integração produtiva, unificando o entendimento das relações funcionais. A busca da definição destes conceitos trata-se de um tema evidente, especialmente pelas complexas relações existentes nos fatores que antecedem (influenciam) suas práticas.

DOI:10.5585/riae.v10i2.1737


Palavras-chave


Internacionalização; Global Sourcing; Integração Produtiva

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v10i2.1737

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.