Afinal, quais Variáveis Caracterizam a Existência de Cluster Arranjos Produtivos Locais (APLs) e dos Sistemas Locais de Produção e Inovação (SLPIs)?

Rafael Mendes Lübeck, Milton Luiz Wittmann, Marcia Santos da Silva

Resumo


Nesse artigo, foi estabelecida uma diferenciação entre os termos mais utilizados para caracterizar as aglomerações de empresas. É possível identificar na literatura a utilização dos termos Cluster, Arranjo Produtivo Local (APL) e Sistemas Locais de Produção e Inovação (SLPIs) como similares, no entanto, tais nomenclaturas referem-se a diferentes estágios de desenvolvimento das aglomerações territoriais de empresas, ressaltando, inclusive, que a simples aglomeração de empresas de uma mesma cadeia produtiva em uma determinada região não necessariamente caracteriza um APL ou SLPI. O objetivo desse artigo foi demonstrar a necessidade de conjugar métodos e variáveis para traçar um quadro mais preciso da situação produtiva territorial, permitindo a classificação dos aglomerados de empresas em acordo estágio de desenvolvimento. Observou-se, como fator preponderante, a força da cooperação entre os atores locais como formadora de uma vantagem competitiva que impõe aos interesses exógenos o aproveitamento das potencialidades endógenas desenvolvidas e estrategicamente cultivadas em aglomerações em estágios mais desenvolvidos.

DOI:10.5585/riae.v11i1.1745


Palavras-chave


Arranjos Produtivos Locais; Aglomerados de Empresas; Desenvolvimento Local e Regional; Sistemas Locais de Produção.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1745

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.