Estratégia e Competitividade em um Contexto de Internacionalização: O Setor de Construção Imobiliária de Salvador, Bahia

Luiz Fernando de Carvalho Reis, Augusto de Oliveira Monteiro

Resumo


Este trabalho tem por propósito analisar o recente e intenso processo de internacionalização do setor de construção imobiliária da cidade de Salvador, Bahia. Desta forma, descreve a instalação de empresas internacionais na sua região metropolitana, avalia o seu impacto sobre as condições setoriais de competitividade e analisa a reação das empresas nacionais diante deste processo e dos novos desafios que lhes são impostos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, contemplando a análise documental e a realização de entrevistas em profundidade junto aos dirigentes das principais empresas de construção imobiliária, locais e internacionais. Os resultados alcançados indicam um forte impacto exercido sobre as condições de competitividade do setor, acompanhado de uma crescente resposta das empresas locais, manifestada por intermédio da adoção de novas práticas gerenciais, assim como através da melhoria gradativa no relacionamento com os seus clientes.

DOI:10.5585/riae.v11i2.1885


Palavras-chave


Construção Imobiliária; Internacionalização; Estratégia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1885

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.