Estratégia de Internacionalização de Empresas Brasileiras de Construção Pesada: Reflexões sobre a Trajetória e Resultados
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1914Palavras-chave:
Estratégia, Negócios Internacionais, Internacionalização.Resumo
Considerando o fato de que a internacionalização é um fenômeno em franca expansão, o artigo objetiva descrever o processo de internacionalização de empresas brasileiras do setor de construção pesada que tenham internacionalizado suas atividades por meio da realização de investimento direto no exterior (IDE). O foco está na compreensão das trajetórias adotadas, no entendimento das escolhas feitas, e na identificação dos resultados obtidos por tais empresas, experientes em mercados internacionais. A realização da pesquisa empírica em empresas do segmento da construção pesada considerou a necessidade de ampliar o escopo de estudos relativos à internacionalização de empresas de serviço. Quanto à trajetória adotada para internacionalização, a análise dos quatro casos evidenciou semelhanças. Para minimizar o desconhecimento relativo às condições de mercado, as empresas trabalham, em regra, com parceiros locais. Quanto às escolhas estratégicas e resultados decorrentes, os casos mostraram que a manutenção da atividade externa obedeceu a critérios outros, além da lucratividade. A manutenção de operações externas também foi explicada em função da necessidade de atualização constante. Diferentes estágios de internacionalização foram identificados nas empresas estudas.
DOI:10.5585/riae.v11i2.1914
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