Impactos da Responsabilidade Social Corporativa no Desempenho de Indústrias: Teste Empírico nas Operadoras Brasileiras de Planos de Saúde e Odontológicos

Luciano Polisseni Duque, Jorge Ferreira da Silva, Marcos Cohen

Resumo


Objetivo do estudo: Avaliar o impacto da responsabilidade social corporativa no desempenho das operadoras brasileiras de planos de saúde/odontológicos.

Metodologia/abordagem: Pesquisa empírica com base em survey respondida por 123 empresas do setor. Os dados foram tratados de forma quantitativa por meio de Análise de Cluster, MANOVA e ANOVA. Os construtos "desempenho" e "responsabilidade social corporativa" foram operacionalizados a partir de revisão bibliográfica e consulta a especialistas. Para o construto "responsabilidade social" foram utilizadas 12 variáveis independentes. Para o construto "desempenho" foram usadas variáveis objetivas e subjetivas, avaliadas entre 2013 e 2015.

Originalidade/Relevância: Este trabalho traz evidências empíricas provenientes de um setor ainda pouco estudado. Ela traz ainda uma contribuição inovadora por meio da operacionalização dos construtos estudados e pela proposição de uma taxionomia para a prática da responsabilidade social pelas empresas do setor.

Principais resultados: Identificaram-se padrões de orientação estratégica das operadoras do setor quanto à adoção de práticas de responsabilidade social. Apresentou-se ainda uma taxionomia estratégica destas operadoras, sendo identificados quatro clusters: 1-os ambientalistas financeiramente ineficientes; 2-os engajados comunitariamente com prejuízo financeiro; 3-os transparentes lucrativos; 4-os legalistas e sociais com prejuízo financeiro. Porém, verificou-se não haver diferença estatisticamente significante entre os quatro clusters de responsabilidade social com relação à dimensão "desempenho”.

Contribuições teóricas/metodológicas: A criação de uma taxionomia para a prática da responsabilidade social pelas operadoras de planos de saúde/odontológicos e a identificação das variáveis que operacionalizam este construto no setor podem ser consideradas contribuições importantes para a teoria envolvendo especificamente este setor.

 


Palavras-chave


Responsabilidade social corporativa; Desempenho; Operadoras de planos de saúde/odontológicos; Clusters

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15158

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.