Impactos da Responsabilidade Social Corporativa no Desempenho de Indústrias: Teste Empírico nas Operadoras Brasileiras de Planos de Saúde e Odontológicos

Autores

  • Luciano Polisseni Duque Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora.
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcos Cohen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15158

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, Desempenho, Operadoras de planos de saúde/odontológicos, Clusters

Resumo

Objetivo do estudo: Avaliar o impacto da responsabilidade social corporativa no desempenho das operadoras brasileiras de planos de saúde/odontológicos.

Metodologia/abordagem: Pesquisa empírica com base em survey respondida por 123 empresas do setor. Os dados foram tratados de forma quantitativa por meio de Análise de Cluster, MANOVA e ANOVA. Os construtos "desempenho" e "responsabilidade social corporativa" foram operacionalizados a partir de revisão bibliográfica e consulta a especialistas. Para o construto "responsabilidade social" foram utilizadas 12 variáveis independentes. Para o construto "desempenho" foram usadas variáveis objetivas e subjetivas, avaliadas entre 2013 e 2015.

Originalidade/Relevância: Este trabalho traz evidências empíricas provenientes de um setor ainda pouco estudado. Ela traz ainda uma contribuição inovadora por meio da operacionalização dos construtos estudados e pela proposição de uma taxionomia para a prática da responsabilidade social pelas empresas do setor.

Principais resultados: Identificaram-se padrões de orientação estratégica das operadoras do setor quanto à adoção de práticas de responsabilidade social. Apresentou-se ainda uma taxionomia estratégica destas operadoras, sendo identificados quatro clusters: 1-os ambientalistas financeiramente ineficientes; 2-os engajados comunitariamente com prejuízo financeiro; 3-os transparentes lucrativos; 4-os legalistas e sociais com prejuízo financeiro. Porém, verificou-se não haver diferença estatisticamente significante entre os quatro clusters de responsabilidade social com relação à dimensão "desempenho”.

Contribuições teóricas/metodológicas: A criação de uma taxionomia para a prática da responsabilidade social pelas operadoras de planos de saúde/odontológicos e a identificação das variáveis que operacionalizam este construto no setor podem ser consideradas contribuições importantes para a teoria envolvendo especificamente este setor.

 

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Biografia do Autor

Luciano Polisseni Duque, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora.

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica  - PUC, Rio de Janeiro, (Brasil). Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, Rio de Janeiro, (Brasil). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no departamento de Administração. 

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC, Rio de Janeiro, (Brasil). Professor assistente do Quadro principal do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.   

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Publicado

14.05.2019

Como Citar

Duque, L. P., Silva, J. F. da, & Cohen, M. (2019). Impactos da Responsabilidade Social Corporativa no Desempenho de Indústrias: Teste Empírico nas Operadoras Brasileiras de Planos de Saúde e Odontológicos. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(2), 188–204. https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15158

Edição

Seção

Artigos