A Vantagem Competitiva dos Fornecedores de Autopeças: O que Pode Valer Além do Preço?

Alexandre Silva Rezende, Reynaldo Cavalheiro Marcondes

Resumo


Objetivo: Fazer um contraponto ao entendimento de que as empresas fornecedoras de suprimentos buscam a vantagem competitiva sustentável pela liderança em custos, na sua relação B2B, em situação de mercado oligopsonista mantida pelos clientes.

Método: O estudo foi exploratório, descritivo, qualitativo, fundamentado na Resource Based View com a realização de uma pesquisa junto a três montadoras de veículos e quatro fornecedores de autopeças (sistemistas), dentre as empresas de maior participação no mercado automobilístico no país, localizadas no Estado de São Paulo.

Originalidade/Relevância: Caracterização dos recursos e das capacidades consideradas como estratégicas para a criação de valor superior aos produtos dos fornecedores, na relação B2B, que são decisivos para a manutenção da sua vantagem competitiva em relação à dos concorrentes.

Resultados: Foi evidenciado que as empresas que oferecem valor superior nos seus produtos, em relação aos concorrentes, focam nas suas capacidades estratégicas como, as habilidades de identificar o valor do produto para os clientes, de compartilhar o conhecimento global para dar rápidas respostas aos clientes e de apresentar continuadamente inovações, diante do preço padrão.

Contribuições teóricas/metodológicas: Mostrar que abordagens dentro da Administração estratégica, como a Resourece Based View, são limitadas ao focar apenas os aspectos econômicos da vantagem competitiva.

Contribuições para a gestão: Oferecer indicações aos tomadores de decisão que a consideração do preço é um dado limitante em mercados concorrências, como o exemplo da indústria automobilística, mas que as estratégias de conquista e manutenção da vantagem competitiva estão na descoberta do que cria valor superior em relação aos concorrentes.

 


Palavras-chave


Recursos; Capacidades; Vantagem competitiva sustentável; Resource based view; Sistemistas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15159

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.