Recursos e Estratégia: Remontando às Perspectivas Teóricas Primigênias

Ricardo Lebbos Favoreto, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Arnaldo José França Mazzei Nogueira, Pablo Henrique Paschoal Capucho, Carlos Eduardo de Lima

Resumo


Objetivo: Resgatar alguns dos principais textos integrantes da perspectiva baseada em recursos e, complementarmente, apontar possibilidades de desenvolvimento teórico.

Método: Acessam-se os textos por meio da obra “Resources, firms, and strategies”, editada por Nicolai J. Foss, acrescendo-se à leitura insights oriundos de três artigos do campo.

Originalidade/relevância: A perspectiva baseada em recursos é uma das mais difundidas do campo da estratégia. Retornar à obra editada por Foss, que contém textos assinados por autores clássicos do campo, possibilita-nos rememorar suas origens e, pensando-as conjuntamente com a produção contemporânea, prospectar prolongações teóricas convenientes para a apreensão de novas realidades.

Resultados: Apresentam-se cotejamentos entre os textos contidos na obra resenhada e os três artigos selecionados. Esse exercício permite um olhar que se volta ao mesmo tempo para textos clássicos do campo teórico e para pesquisas contemporâneas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Revisitar textos seminais do campo contribui para manter viva no debate acadêmico a memória dos seus fundamentos teóricos. Transcorridas mais de três décadas da nomeação da Resource-based View (realizada em artigo publicado por Birger Wernerfelt em 1984), são cabíveis momentos reflexivos acerca da evolução do campo. A resenha a que se procede resgata suas bases e, reposicionando-as nos dias atuais, enuncia pontos ainda carecedores de promoção, bem como sugere caminhos pelos quais novas explorações teóricas podem ser engendradas. Questões de contexto, como globalização e sustentabilidade, subsidiam propostas renovadas.

 


Palavras-chave


Recursos; Estratégia; Perspectiva baseada em recursos; Nicolai J. Foss

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v18i2.15164

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.