O poder de inovação e a implementação da estratégia para a sustentabilidade no setor mineral brasileiro

Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Clandia Maffini Gomes, Jordana Marques Kneipp, Roberto Schoproni Bichueti

Resumo


O estudo analisou a partir dos modelos de Van Bommell (2011) e de Barbieri (2011) a relação do poder de inovação na implementação da estratégia para a sustentabilidade de empresas do setor mineral. O estudo foi conduzido por meio de um survey com empresas vinculadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e utilizou a técnica de análise de correspondência múltipla (Homals). Nesse sentido, foi possível verificar que as empresas que apresentam características de inovação e atividades ambientais possuem uma postura estratégica ofensiva em relação à sustentabilidade, investindo em aspectos ambientais e na inserção de tecnologias em seus produtos e processos.

 

DOI:10.5585/riae.v13i1.2001


Palavras-chave


Inovação; Estratégia;Setor Mineral

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DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.2001

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