Os domínios da hospitalidade e a gestão de stakeholders em recrutamento e seleção estudo de casos múltiplos: Estanplaza, Travel In e Transamérica

Thiago Sbarai Santos Alves, Elizabeth Kyoko Wada

Resumo


O presente estudo propõe analisar as relações existentes entre o departamento de recrutamento e seleção em redes hoteleiras e seus stakeholders, considerando os domínios da hospitalidade e suas características como fatores influentes para recrutar e selecionar novos colaboradores. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e empírica, com estudo de casos múltiplos. Para essa investigação foram selecionadas três redes de hotéis - Estanplaza Hotels, Hotéis Transamérica e Travel Inn - por reunirem características que viabilizaram uma análise comparativa do estudo de acordo com o método sugerido por Yin (2010), em que foram utilizadas para coleta de dados, três fontes de evidências: entrevistas, observações diretas e documentação. . O objetivo geral foi compreender se os processos utilizados em recrutamento e seleção levam em consideração características dos domínios da hospitalidade. A partir desta problemática foram estabelecidos os objetivos específicos: observar a dinâmica do processo de recrutamento e seleção das redes hoteleiras; analisar o conteúdo relacionado aos domínios da hospitalidade nas ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção; e conhecer os stakeholders dessa área. A investigação foi realizada por intermédio de entrevistas com os gestores dos meios de hospedagem e com os stakeholders da área de recrutamento e seleção, baseadas em um roteiro de entrevista semiestruturado. Por intermédio desta pesquisa foi possível identificar que algumas características dos domínios da hospitalidade são consideradass no processo de recrutamento e seleção. As redes hoteleiras pesquisadas, entretanto, apontam que é necessária a utilização de instrumentos e processos complementares que viabilizem esse tipo de análise.

 

DOI:10.5585/riae.v13i2.1965


Palavras-chave


Hospitalidade; Gestão; Hotéis; Recrutamento e Seleção; Stakeholders

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.1965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.